Aprender no Campo

Iniciou-se a 16 de outubro e terminou em 13 de novembro a ação de formação “Aprender no Campo”.

Esta iniciativa do Centro de Formação da FAPAS foi concebida com o objetivo de promover o ensino em contacto direto com a natureza e a saída de campo como ferramenta de ensino e de aprendizagem, dividindo-se em uma sessão em sala (na sede da FAPAS) e três saídas de campo ao longo da bacia do Sousa.

O curso associou e desenvolveu competências na área da educação ambiental, tendo em vista reforçar a capacidade de sensibilização da comunidade escolar para a importância da conservação da biodiversidade e da geodiversidade. Esta sensibilização foi extensiva à comunidade em geral, já que as sessões foram abertas a outros elementos que não apenas professores, apelando-se designadamente à participação por parte de associados da FAPAS.

Foram realizados três percursos, um no território da Paisagem Protegida Regional do Sousa Superior (Concelho de Lousada), onde podemos contar como guia com o Diretor Executivo, Ricardo Nogueira Martins, outro no vale do Ferreira, no Parque das Serras do Porto (Concelho de Valongo), e um terceiro, na parte terminal do Rio Sousa (Concelho de Gondomar), estes conduzidos por Isabel Fernandes e José Alberto Rio Fernandes.

O tempo e a disposição ajudaram. Mas, sem dúvida que o que ficou foi a confirmação do valor e capacidade da aprendizagem no campo. Ficou a promessa de novas edições.

Pretende saber mais informações, contacte-nos

  • Hidden
  • (*) RGPD (REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS - EU 2016/679)
    Os dados pessoais aqui recolhidos, para efeito de envio de informações e (no caso dos sócios efetivos) quotização, serão guardados enquanto a relação de associado se mantiver. Se pretender que os dados sejam corrigidos, restringidos ou eliminados, deve contactar o FAPAS, via email, para fapas@fapas.pt, ou através de carta registada para a morada indicada no rodapé desta página.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.