Aprender no Campo

Iniciou-se a 16 de outubro e terminou em 13 de novembro a ação de formação “Aprender no Campo”.
Esta iniciativa do Centro de Formação da FAPAS foi concebida com o objetivo de promover o ensino em contacto direto com a natureza e a saída de campo como ferramenta de ensino e de aprendizagem, dividindo-se em uma sessão em sala (na sede da FAPAS) e três saídas de campo ao longo da bacia do Sousa.
O curso associou e desenvolveu competências na área da educação ambiental, tendo em vista reforçar a capacidade de sensibilização da comunidade escolar para a importância da conservação da biodiversidade e da geodiversidade. Esta sensibilização foi extensiva à comunidade em geral, já que as sessões foram abertas a outros elementos que não apenas professores, apelando-se designadamente à participação por parte de associados da FAPAS.
Foram realizados três percursos, um no território da Paisagem Protegida Regional do Sousa Superior (Concelho de Lousada), onde podemos contar como guia com o Diretor Executivo, Ricardo Nogueira Martins, outro no vale do Ferreira, no Parque das Serras do Porto (Concelho de Valongo), e um terceiro, na parte terminal do Rio Sousa (Concelho de Gondomar), estes conduzidos por Isabel Fernandes e José Alberto Rio Fernandes.
O tempo e a disposição ajudaram. Mas, sem dúvida que o que ficou foi a confirmação do valor e capacidade da aprendizagem no campo. Ficou a promessa de novas edições.