Direção

Presidente da Direção: Nuno Gomes Oliveira – Sócio nº 2165
Doutorado em Biologia pela Univ. de Coimbra, licenciado em Biologia pela Univ. de Bordéus e diplomado em Ecologia Humana pela mesma Universidade.
Foi fundador, em 1974, do Núcleo Português de Estudo e Proteção da Vida Selvagem e autor dos projetos “Parque Biológico de Gaia”, equipamento pelo qual foi responsável desde 1983 a 2016, “Parque Biológico de Vinhais”, da Reserva Natural Local do Estuário do Douro e de muitos outros.

Vice-presidente: Álvaro Manuel Marques dos Reis – Sócio nº 2045
Licenciado em Engenharia Química (FEUP) e Mestre em Ciências das Zonas Costeiras (U. Aveiro). Professor e formador na área da Educação Ambiental tem como polos principais de estudo a Ria de Aveiro e a Orla Costeira Norte/Centro.

Vice-presidente: Jorge Domingos Bastos Moreira – Sócio nº 2173
Ambientalista, investigador do Centre for Functional Ecology, Science for People & the Planet da Universidade de Coimbra e do Grupo Societies and Environmental Sustainability na Universidade Aberta. Especial foco na Ética Ambiental, Educação Ambiental, sustentabilidade e preservação do património natural.

Tesoureiro: Paulo Jorge Neto Margalho – Sócio nº 2348
Jornalista, com formação complementar em logística e abastecimento, marketing avançado e social media. Ambientalista envolvido na dinâmica do desenvolvimento local e regional nas áreas do turismo na natureza, ambiente e desenvolvimento sustentável. Fundador do CEAI – Centro Estudos da Avifauna Ibérica e do GUEA – Grupo Universitário de Évora de Estudos do Ambiente.

Secretário: Vítor Albino Costa Gonçalves – Sócio nº 2330
Iniciou a atividade profissional muito cedo (9 anos), em paralelo com a escola sendo atualmente eletromecânico. Recentemente a questão ambiental ressurgiu e resolveu agir em prol da defesa da Reserva Ornitológica do Mindelo criando o Núcleo do Mindelo do FAPAS, em Julho de 2019.

Vogal: Jorge Pedro Almeida Silva e Sousa – Sócio nº 2179
Antigo jornalista, é, atualmente, professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e investigador integrado do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. Foi coordenador dos GT de Jornalismo e Sociedade e de História da Comunicação da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, associação a cujo Conselho Fiscal preside. É membro de várias sociedades científicas internacionais do campo dos estudos sobre Comunicação e Jornalismo. Investiga sobre media e jornalismo, tendo-se dedicado, em anos mais recentes, sobretudo à investigação sobre a história do jornalismo em Portugal.

Vogal: Daniela Santos Soares – Sócio nº 2162
Professora de biologia e geologia; mestre em Bioenergia e em Microbiologia avançada, membro da direção da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas (APCS) e atual coordenadora do “Programa Sábados diferentes” da APCS.

Suplentes da Direção

Maria Manuela Moreira dos Santos Carvalho – Sócio nº 2164
Aposentada, tendo sido, ao longo da minha vida ativa, correspondente em línguas estrangeiras, secretária e adjunta de direção em várias empresas, tradutora, e mais tarde dedicou-se à indústria têxtil, com o intuito, conseguido, de minimizar desperdícios e poluição, principalmente dos cursos de água.

Manuel Joaquim Brandão da Silva – Sócio nº 2185
Licenciado em Biologia, ramo educacional, pela FCUP. Professor do grupo disciplinar de Biologia e Geologia, no Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo (Olival – Vila Nova de Gaia)

Francisco José Fonseca Lima Andrade Tártaro – Sócio nº 2158
Ex Diretor no NPEPVS (na Direção que aprovou o projeto do Parque Biológico). Vogal com o pelouro do Ambiente do Executivo da Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro – Porto, de 2005 – 2013.

Gabriel da Silva Moreira – Sócio nº 2169
Licenciado em engenharia mecânica, a partir de 2013 junta o interesse pela fotografia e o gosto pela Natureza na atividade de fotografar aves. É sócio fundador a AFAVM – Associação de Fotografia e Artes Visuais da Murtosa. Tem participado em vários concursos de fotografia obtendo alguns lugares de destaque. Publica o livro “Voos” em 2017. Em colaboração com o FAPAS realiza, desde 2018, ações de formação sobre Fotografia da Natureza e sessões de “Birdwatching”.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Pedro Ribeiro e Castro – Sócio nº 2140
Advogado, Pós-Graduado em Direito Fiscal, Mediador de Conflitos. Ativista ambiental, com participação ativa em diversas organizações de carácter associativo (ONG).

Vogal: José Alberto Rio Fernandes – Sócio nº 2168
Geógrafo, Professor Catedrático na Universidade do Porto, Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Geógrafos, Coordenador do Grupo Cidades e Desenvolvimento do Território do CEGOT – Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território. Colaborador do JN e RTP2.

Vogal: José Ernesto Ferreira Brochado – Sócio nº 2139
Ilustrador, desenhador, colaborador da Revista Parques e Vida Selvagem, organizador há 28 anos de eventos turísticos e desportivos, nacionais e internacionais, speaker.

Conselho Fiscal

Joaquim António Pereira Cardoso – Sócio nº 2155
Economista, Gestor de Empresas e Professor de Gestão no Politécnico do Porto. Dirigente associativo em instituições de diversa natureza, designadamente, em organizações sócio-profissionais, culturais e desportivas, ambientais e sociais.

Vogal: António Carlos Magalhães Evaristo – Sócio nº 2152
Assistente operacional de Direção. Voluntário e ativista ambiental. Dirigente de Associação Recreativa e Cultural; voluntário e um dos coordenadores nacionais do projeto “Mãos à Obra! Limpar Portugal; voluntário, coordenador local e dirigente da AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal (associação de voluntariado herdeira do Limpar Portugal); e dirigente da Confraria Ibérica da Bolota.

Vogal: Nuno Horácio Ferreira Gomes – Sócio nº 1305
Licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto, Empresário, proprietário das empresas Bluemater S.A., Alvamater – Gestão Florestal Lda., Editora Exclamação, Lda., e Bluemater – Tratamento de Águas Lda. (Angola). Foi investigador na Universidade do Porto, com especial foco na lontra-europeia e mamíferos carnívoros.