Concurso Curtas-Metragens Ambientais FAPAS 2021

A FAPAS convida a Comunidade Escolar a participar no CONCURSO DE CURTAS AMBIENTAIS para estudantes do ensino Básico e Secundário. Este concurso tem como mote uma homenagem a Luís Filipe Costa, criador da série documental sobre o ambiente “Há só uma Terra”, que passou na RTP de 1972 a 1976 e foi pioneira na divulgação e discussão de temas relacionados com o ambiente em Portugal.

Pode-se participar neste concurso individualmente ou em equipa (máximo 20 elementos), e está aberto a todos os países da União Europeia.

Há três categorias a concurso, dependendo da questão que se aborda na curta:

1) Documentário Vida Selvagem – por exemplo, curtas onde se descreve uma espécie ou habitat presente em Portugal

2) Das Montanhas aos Oceanos – por exemplo curtas que abordem temas relativos ao ciclo da água

3) Desperdício Zero, Economia Circular – por exemplo, curtas que falem de estratégias para reduzir consumo, poluição, etc.

A duração da curta deve ser entre 1 minuto a 10 minutos (no máximo).

Os vencedores de cada categoria receberão prémios dignos de jovens naturalistas (binóculos, cantis, livros) e uma inscrição na Universidade Júnior ou opção equivalente (dependendo da disponibilidade e/ou localização geográfica). Haverá um quarto prémio, o prémio do público, que será atribuído ao estabelecimento de ensino dos estudantes do vídeo vencedor (uma fonte de água com filtro ligada à rede nacional, e instalada no estabelecimento de ensino em questão).

Aqui o site do concurso com toda a informação:

https://www.curtasfapas.com/

Sobre Luís Filipe Costa e a série “Há só uma Terra”:

Na série “Há só uma Terra”, Luís Filipe Costa aborda temas como a poluição sonora, a crise energética, o crescimento urbanístico, a poluição atmosférica, marítima e terrestre, bem como o papel dos jovens no ambiente. Estes são, mais de 40 anos passados, temas ainda atuais e presentes na discussão sobre o Ambiente tanto dentro de Portugal, como fora. E porque os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, queremos dar-lhes voz e saber quais as suas preocupações em relação ao ambiente, e quais as soluções que propõem.

Endereço de email do concurso: curtas@fapas.pt

Pretende saber mais informações, contacte-nos

  • (*) RGPD (REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS - EU 2016/679)
    Os dados pessoais aqui recolhidos, para efeito de envio de informações e (no caso dos sócios efetivos) quotização, serão guardados enquanto a relação de associado se mantiver. Se pretender que os dados sejam corrigidos, restringidos ou eliminados, deve contactar o FAPAS, via email, para fapas@fapas.pt, ou através de carta registada para a morada indicada no rodapé desta página.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.