DAR NOVA VIDA A SOBRAS EDITORIAIS – Distribuição gratuita da revista “Tribuna da Natureza”

COMUNICADO
Porto, 17/11/2019

O FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens) tem feito inúmeras publicações em papel (livros, revistas, folhetos) desde 1990, muitas das quais não tiveram a distribuição esperada, pelo que se avolumaram na sede da associação cerca de 40 mil exemplares da revista “Tribuna da Natureza” (de que se publicaram 32 números, de 2000 a 2009) e milhares de exemplares de outras publicações, totalizando mais de 7 toneladas. A excelente qualidade gráfica das revistas, com muitos desenhos originais de José Projeto e fotografias de muito boa qualidade, colocava o problema do destino final dessas publicações, sendo que o simples envio para reciclagem nos pareceu um fim inglório para tanto trabalho editorial cujos conteúdos mantêm, apesar do tempo, atualidade e interesse.

Nasceu, então, a ideia de fazer uma ampla distribuição nacional e gratuita de coleções completas da revista “Tribuna da Natureza” (32 números) por escolas, bibliotecas e outras instituições e, em simultâneo, promover a sua digitalização e disponibilização livre em espaço próprio do site da associação (www.fapas.pt).

Assim, o que aparentemente seria um resíduo, um material em fim de vida, volta a ser reutilizado de forma útil e reintroduzido junto do público leitor, contribuindo para os objetivos da Educação Ambiental e da Economia Circular. O FUNDO AMBIENTAL (Ministério do Ambiente) acolheu a ideia e comparticipou os custos inerentes.

Assim o FAPAS começou esta semana a enviar centenas de coleções da revista “Tribuna da Natureza” para bibliotecas escolares e coloca as restantes coleções à disposição, gratuita, de outras entidades e pessoas a quem interessem.

A revista pode ser descarregada em:
https://www.fapas.pt/category/tribuna-da-natureza/

Para mais informações:
Nuno Gomes Oliveira, 917888272, nuno.oliveira@fapas.pt

Pretende saber mais informações, contacte-nos

  • (*) RGPD (REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS - EU 2016/679)
    Os dados pessoais aqui recolhidos, para efeito de envio de informações e (no caso dos sócios efetivos) quotização, serão guardados enquanto a relação de associado se mantiver. Se pretender que os dados sejam corrigidos, restringidos ou eliminados, deve contactar o FAPAS, via email, para fapas@fapas.pt, ou através de carta registada para a morada indicada no rodapé desta página.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.