Dianthus lusitanus

– floração de Maio a Setembro

– cinco pétalas

– pétalas rosas

A espécie desta semana é o Dianthus lusitanus, ou cravinho do monte. É um cravo selvagem muito comum em afloramentos de granito e encostas xistosas, e por isso presença frequente em zonas montanhosas. De todas as espécies de cravos selvagens autóctones em Portugal o cravinho do monte é a que tem a distribuição mais extensa, podendo-se encontrar desde Norte a Sul da região continental.

O cravinho do monte entra em floração a partir do próximo mês, e é por isso também conhecido por cravinho de Maio. Mas como cravos também são de Abril, outros Dianthus estarão “activos” este Domingo, e poderão ser observados

em mãos e às janelas,

na rua e em lapelas,

de Norte a Sul,

de ilha em ilha,

do mar às serras.

Que estes Dianthus tão lusitanos sejam símbolo também de uma Biodiversidade Portuguesa nossa, rica, equilibrada e protegida. Sempre!

Partilhem connosco as vossas fotos de cravos e cravinhos!

Pretende saber mais informações, contacte-nos

  • (*) RGPD (REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS - EU 2016/679)
    Os dados pessoais aqui recolhidos, para efeito de envio de informações e (no caso dos sócios efetivos) quotização, serão guardados enquanto a relação de associado se mantiver. Se pretender que os dados sejam corrigidos, restringidos ou eliminados, deve contactar o FAPAS, via email, para fapas@fapas.pt, ou através de carta registada para a morada indicada no rodapé desta página.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.