Exposição itinerante “Cidadania e Valorização do Rio Inha”
A exposição itinerante “CIDADANIA E VALORIZAÇÃO DO RIO INHA” compreende um conjunto de painéis que a FAPAS disponibiliza às escolas, dando a conhecer a fauna e flora autóctone, a vegetação ripícola, assim como as espécies exóticas invasoras e seu impacto na biodiversidade, sensibilizando os estudantes para a importância da proteção e conservação dos ecossistemas e do património natural.
A educação ambiental para a sustentabilidade, nomeadamente na sua relação com a cidadania, constitui hoje um eixo fundamental da educação, como processo de sensibilização e de promoção de valores e de mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente. Nesse sentido, pretende-se dar a conhecer o rio Inha, afluente da margem esquerda do Douro, na fronteira entre Canedo (Santa Maria da Feira) e Lomba (Gondomar), na biodiversidade e geodiversidade das suas margens, contribuindo para a adquisição de competências fundamentais de aprendizagem e na formação de cidadãos mais responsáveis e ativos.
Desenvolvimento da atividade
Os alunos terão oportunidade de realizar uma visita guiada pelas margens do rio Inha, através dos painéis informativos. Serão levados a refletir sobre a importância e a dinâmica dos ecossistemas ribeirinhos e a conhecer formas de minimizar o impacto das atividades humanas.
Esta atividade enquadra-se nas aprendizagens essenciais das disciplinas de Ciências Naturais (ensino básico) e de Biologia e Geologia (ensino secundário). No entanto, dada a amplitude temática, é pertinente para outras disciplinas, designadamente a Geografia, e enquadra-se ainda na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento designadamente nos domínios “Desenvolvimento Sustentável” e “Educação Ambiental” e muito especialmente nas temáticas ”Sustentabilidade, ética e cidadania”, “Biodiversidade”, “Território e paisagem”.