Podarcis virescens

– pertence a um complexo de espécies originárias do Norte de África

– largam a cauda para defesa

– dentro do seu complexo, é a espécie mais abundante em Portugal, a sul do rio Douro

A espécie da semana é a largatixa-verde ou esverdeada também chamadas de sardoniscas, de nome científico Podarcis virescens. Parabéns aos que acertaram!

Nesta altura devem encontrar lagartixas em muros e pedras ao sol, porque é assim que se aquecem (são animais ectotérmicos, enquanto que os mamíferos se aquecem através da alimentação e o seu metabolismo – endotérmicos). Quando apanhadas, tendem a soltar parte da cauda que continua a rabear para confundir os predadores e dar tempo à lagartixa para escapar, por isso vamos deixá-las ao sol a aquecer descansadas 😉

Existem várias espécies de lagartixas Podarcis na Peninsula Ibérica e Norte de África, de onde originalmente vieram há quase 6 milhões de anos, quando o Mediterrâneo secou e a Península Ibérica estava unida ao Norte de África. São ainda muito semelhantes morfológica e ecologicamente, e por isso formam o que se chama um complexo de espécies. No entanto, cada área geográfica geralmente só tem uma ou duas espécies:

Norte do rio Douro: lagartixa-de-Bocage (P. bocagei) ou a lagartixa-do-Noroeste (P. guadarramae);

Sul do rio Douro: a espécie mais comum é a nossa lagartixa-verde (P. virescens); nas zonas costeiras e ao longo da margem sul do rio Douro até Espanha podem também encontrar a lagartixa-de-Carbonell (P. carbonelli), que está atualmente e ameaçada de extinção por perda de habitat.

Pretende saber mais informações, contacte-nos

  • (*) RGPD (REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS - EU 2016/679)
    Os dados pessoais aqui recolhidos, para efeito de envio de informações e (no caso dos sócios efetivos) quotização, serão guardados enquanto a relação de associado se mantiver. Se pretender que os dados sejam corrigidos, restringidos ou eliminados, deve contactar o FAPAS, via email, para fapas@fapas.pt, ou através de carta registada para a morada indicada no rodapé desta página.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.