VISITA GUIADA (E AÇÃO DE FORMAÇÃO ACREDITADA) ÀS ORQUÍDEAS DE FERREIRA DO ZÊZERE 7 de Março de 2020

O FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), em parceria com a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) adquiriu em 2007 um terreno de cerca de 2,3 ha, no lugar de Cumes, Freguesia de Chãos, Concelho de Ferreira do Zêzere, para conservação de uma população de orquídeas selvagens.

Nesse terreno podem ser observadas as seguintes espécies da família Orchidaceae: Barlia robertiana, Orchis máscula, Orchis italica, Ophrys scolopax, Ophrys apifera, Ophrys fusca e Ophrys speculum. (Não se pode garantir que todas estejam em floração na data de visita).

Com a colaboração da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere o FAPAS promove uma visita guiada pela Dr.ª Rosa Pinho, investigadora do Departamento de Biologia e curadora do Herbário da Universidade de Aveiro a esse local no próximo dia 7 de Março, com o seguinte programa:

Deslocação de comboio (do Norte ou do Sul) até à Estação da CP de Caxarias/Fátima onde param quase todos os comboios (os bilhetes devem ser adquiridos pelos interessados).

11h00/11h30 – Autocarro da Estação de Caxarias até Ferreira do Zêzere (30 km) e breve receção na Câmara Municipal.

11h30 – Visita livre a Ferreira do Zêzere e almoço por conta dos participantes.

14h30 – Autocarro de Ferreira do Zêzere para o terreno de Cumes;

15h30/18h30 – Visita guiada ao Terreno de Cumes.

18h30/19h00 – Autocarro de Cumes para a Estação da CP de Caxarias (Comboios Intercidades para o Norte às 19h41 e para o Sul às 19h51 – os bilhetes devem ser adquiridos pelos interessados).

Para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário, o Centro de Formação FAPAS reconhece a visita como Ação de Formação de Curta Duração (para os efeitos previstos no estatuto da carreira), com a duração de 6h.

A participação nas Ações de Curta Duração tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no respetivo escalão ou ciclo avaliativo. O certificado da Ação de Formação de Curta Duração será emitido num prazo máximo de 30 dias úteis após a realização da respetiva ação de formação.

Participação sujeita a inscrição para fapas@fapas.pt, até 25/02/2020 e pagamento de 10 €, no local, para o custo do aluguer do autocarro. NOTA: A visita só se realiza com um número mínimo de 20 participantes.

Porto, 6 de fevereiro de 2020

Para mais informações, contactar: fapas@fapas.pt

Pretende saber mais informações, contacte-nos

  • (*) RGPD (REGULAMENTO GERAL SOBRE A PROTEÇÃO DE DADOS - EU 2016/679)
    Os dados pessoais aqui recolhidos, para efeito de envio de informações e (no caso dos sócios efetivos) quotização, serão guardados enquanto a relação de associado se mantiver. Se pretender que os dados sejam corrigidos, restringidos ou eliminados, deve contactar o FAPAS, via email, para fapas@fapas.pt, ou através de carta registada para a morada indicada no rodapé desta página.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.